quinta-feira, 23 de março de 2023

Descoberta na Austrália: Cientistas encontram espécie rara de aranha-de-alçapão capaz de causar "mordidas dolorosas" em humanos

 


Cientistas do Museu de Queensland, na Austrália, divulgaram a descoberta de uma espécie rara de aranha-de-alçapão, capaz de causar "mordidas dolorosas" em humanos. A espécie em questão, Euplos dignitas, habita os ecossistemas florestais das cidades de Eidsvold e Mont Isa, no nordeste australiano, e possui um tamanho considerável, medindo cerca de 5cm, o que a torna maior do que a maioria das aranhas-de-alçapão conhecidas. O nome em latim dado à espécie está relacionado aos conceitos de dignidade e grandeza, em virtude da natureza realmente espetacular deste aracnídeo, segundo o aracnólogo Michael Rix.


As fêmeas dessa espécie podem viver até 20 anos, no entanto, são altamente vulneráveis às mudanças climáticas. O veneno que produzem, embora seja doloroso, não é letal. Já os machos vivem em tocas durante os primeiros cinco a sete anos de vida, saindo em busca de uma parceira posteriormente. Segundo Rix, os machos dessa espécie são de cor vermelha e impressionantes.


A descoberta dessa espécie foi realizada através do Projeto DIG, uma iniciativa em parceria entre o Museu de Queensland, a BHP - uma mineradora e petrolífera anglo-australiana - e a BHP Mitsubishi Alliance, que apoia cientistas na descoberta de novas espécies na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário